Resumo: Com o impacto da pandemia ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19) no mercado, pequenos varejistas ficaram em risco de fechamento. Os modelos preditivos de planejamento, usualmente construídos em indicadores e dados de evolução histórica, não foram capazes de dar suporte a tomada de decisão dos empresários. Como alternativa para o cenário brasileiro, se avaliou o Crowdsourcing, por meio do conteúdo de Lives com especialistas na plataforma Instagram. Em uma abordagem qualitativa, exploratória, os dados coletados são analisados e seu conteúdo catalogado. Como resultado, são identificadas 22 categorias compostas de pontos de atenção e potenciais ações para a manutenção dos negócios. A frente destas categorias, a análise das narrativas ainda revelou a influência da tomada de decisão por parte do empresário para a efetivação dos rumos da organização, além da importância das pessoas para o sucesso. Foi possível destacar ainda a necessidade da priorização de cuidados com as finanças e a adoção da tecnologia como fator de reinvenção e aproximação do cliente. Os apontamentos demonstram a possibilidade de obter soluções por meio de construções coletivas na plataforma, indicando alternativas para o momento e um novo paradigma para estudos de redes sociais.