Nesta última década, houve uma mudança significativa na maneira como as pessoas consomem. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, pedindo por transparência em todo o processo de compra e buscando experiências personalizadas com sua cultura de consumo. Por isso, as empresas de varejo são forçadas a adaptar suas estratégias e criar soluções inovadoras em seus modelos de negócios que permitam acompanhar essa rápida e incerta mudança no comportamento do consumidor.
As tecnologias têm evoluído rapidamente para acompanhar e capturar esses estímulos. Temos visto a consolidação do comércio eletrônico e a crescente adoção de dispositivos móveis em diversos momentos das etapas de compras online e offline. Novas tecnológicas vêm potencializando a customização da experiência do consumidor com inteligências artificiais auxiliando na descrição de produtos, consolidando avaliações e até mesmo na produção de conteúdo criativo para que a pessoa possa compartilhar nas redes sociais. Essas tendências estão transformando a forma como as empresas operam e como os consumidores interagem com elas.
A parte estratégica das companhias e a operação das lojas estão sendo afetadas pelas novas formas de consumo, como o uso de dados e a análise de comportamento de compra para tomar decisões mais precisas e assertivas. Lojas virtuais aparecem como opção juntamente com lojas conceito, lojas pop-up e pontos de venda automatizados. O uso intenso de tecnologia acelera a discussão do papel das pessoas envolvidas no varejo, como as empresas estão se adaptando a todas essas mudanças e como isso afetará a sociedade como um todo.
O 15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV 2023) convida a todos para repensarmos e construirmos os pilares que sustentarão o futuro do consumo no varejo.