CLAV 2021

Ubiquitous retailing: new technologies transforming the consumer journey

Durante sua jornada de compra os consumidores trafegam indiscriminadamente entre ofertas feitas por varejistas online, tradicionais, pure players e modelos híbridos e fluidos. A expansão do comércio eletrônico em vertentes menos tradicionais, tais quais: social selling e mobile commerce, são alternativas cada vez mais viáveis. Este processo acelerou-se dadas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os hábitos de compra foram fundamentalmente e permanentemente alterados. Inovações que eram planejadas para cinco ou sete anos foram feitas em meses, apresentando-se como um novo desafio para os gestores varejista.

Ainda mais notável é a evolução das etapas do processo de compra, com consumidores substituindo jornadas lineares e transacionais, por paralelas, cíclicas e relacionais.

Por outro lado o novas plataformas tecnológicas estão cada vez mais acessível a varejistas de tamanhos e formatos variados. Muitas delas são oferecidas em nuvem e escalonáveis (SaaS), facilitando sua adoção, modificando e horizontalizando o cenário competitivo. A capacidade de ler este cenário em constante mutação demandando adaptação ágil é fundamental para o varejo, mais do que nunca.

A onipresença do varejo com uso de novas tecnologias emergentes e seu impacto na jornada do consumidor é o tema do 14º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2021).

 

 

Mantenedores do FGVcev