CLAV 2023

Building the Future of Retail Consumption

Nesta última década, houve uma mudança significativa na maneira como as pessoas consomem. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, pedindo por transparência em todo o processo de compra e buscando experiências personalizadas com sua cultura de consumo. Por isso, as empresas de varejo são forçadas a adaptar suas estratégias e criar soluções inovadoras em seus modelos de negócios que permitam acompanhar essa rápida e incerta mudança no comportamento do consumidor.

As tecnologias têm evoluído rapidamente para acompanhar e capturar esses estímulos. Temos visto a consolidação do comércio eletrônico e a crescente adoção de dispositivos móveis em diversos momentos das etapas de compras online e offline. Novas tecnológicas vêm potencializando a customização da experiência do consumidor com inteligências artificiais auxiliando na descrição de produtos, consolidando avaliações e até mesmo na produção de conteúdo criativo para que a pessoa possa compartilhar nas redes sociais. Essas tendências estão transformando a forma como as empresas operam e como os consumidores interagem com elas. 

A parte estratégica das companhias e a operação das lojas estão sendo afetadas pelas novas formas de consumo, como o uso de dados e a análise de comportamento de compra para tomar decisões mais precisas e assertivas. Lojas virtuais aparecem como opção juntamente com lojas conceito, lojas pop-up e pontos de venda automatizados. O uso intenso de tecnologia acelera a discussão do papel das pessoas envolvidas no varejo, como as empresas estão se adaptando a todas essas mudanças e como isso afetará a sociedade como um todo.

O 15º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV 2023) convida a todos para repensarmos e construirmos os pilares que sustentarão o futuro do consumo no varejo.
 

Mantenedores do FGVcev